Tema Tema

Abertura Oficial da Festa da Cereja em 2013
Abertura Oficial da Festa da Cereja em 2013

2014.05.30

Com mais de 30 anos de história a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é um dos principais eventos do Nordeste Transmontano, evidenciando-se como espaço de mostra / divulgação dos produtos locais e da cultura concelhia. Sendo uma das mais antigas realizações turísticas, culturais e económicas do Nordeste Transmontano, a Festa da Cereja conheceu a primeira edição em 1982 e foi ganhando espaço, dimensão e afirmação, como um evento de referência na região.

A célebre cereja de Alfândega da Fé atrai anualmente ao recinto municipal de exposições milhares de pessoas e é a razão principal desta iniciativa que já se assumiu como a principal festa do concelho.

Em 1996 o Parque Municipal de Exposições recebeu, pela primeira vez, o evento. As festividades relacionadas com a cereja realizam-se neste recinto desde essa altura. O espaço foi pensado para receber a feira mensal, mas também para esta iniciativa, tendo sido construído um palco de notáveis dimensões, por onde já passaram grandes nomes do cenário musical nacional e internacional.

Com algumas alterações na designação e figurino, em 2002 a festa dá lugar à Feira da Cereja e dos Produtos Locais, designação que manteve até 2009. O evento foi-se afirmando como a maior manifestação turística, cultural, social e económica do concelho. Dos iniciais 20 expositores, atualmente contam-se mais de 100, maioritariamente de produtos locais e a iniciativa convida milhares de pessoas que se deslocam propositadamente a Alfândega da Fé, para provar e comprar as cerejas produzidas no concelho, consideradas as melhores de toda a região. 

Em 2013 não foi exceção, Alfândega da Fé preparou-se para receber a XXXI edição deste evento com organização da Câmara Municipal. A festa concentra a grande maioria das iniciativas no Parque Municipal de Exposições, local onde podem ser encontrados diversos stands com artesanato e produtos locais, com especial destaque para a cereja, e que é palco de iniciativas e espetáculos que continuam a valorizar a produção artística local, fazendo dos grupos culturais concelhios um dos principais dinamizadores do evento. A Banda Municipal; os Grupos de Cantares de Sambade; Alfândega da Fé; Gebelim; Parada e Vilar Chão; a Orquestra Juvenil, bem como o grupo de Teatro de Alfândega da Fé, abrilhantam o programa, evidenciando a ideia de que a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma das principais montras do que melhor se faz neste concelho Transmontano, tanto no campo económico como turístico, cultural e social.

A Festa da Cereja pretende continuar a afirmar-se como a principal montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais, sociais e turísticas. O objetivo é fazer da cereja a ponte para promover outros produtos e atividades e o pretexto para uma visita mais demorada pelo concelho.